Polícia prende suspeitos de integrarem célula do PCC no DF
30/04/2025
(Foto: Reprodução) Agentes cumprem 14 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão no DF e em Goiás. Segundo investigação, grupo é responsável por homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas e de armas. Polícia prende suspeitos de integrarem célula de facção criminosa no DF
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação contra suspeitos de reestruturarem a célula brasiliense da facção criminosa paulista PCC. Segundo os investigadores, o grupo é responsável por crimes como homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas e de armas praticados em várias regiões do DF.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Foram expedidos 14 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão em Samambaia, Areal, Sol Nascente, Itapoã, Ceilândia, além de Planaltina de Goiás e Jardim ABC, em Goiás. Deste total,
nove mandados de prisão foram cumpridos até a publicação da reportagem. Dois dos suspeitos ainda foram presos em flagrante por posse de arma e tráfico de drogas;
a polícia cumpriu 13 dos mandados de busca e apreensão: 10 nas ruas e três dentro da penitenciária Papuda. Foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos.
As investigações apontam ainda que o grupo buscava controlar presos, ter o monopólio da violência nos presídios e expandir atividades criminosas dentro e fora das prisões.
Segundo a polícia, todos os suspeitos vão responder por integrar facção criminosa.
A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DECOR) e pela 18ª Delegacia de Polícia Circunscricional de Brazlândia, com apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário do Ministério Público do Distrito Federal.
Como a operação começou
Polícia faz operação contra suspeitos de integrarem célula de facção criminosa no DF
PCDF/Reprodução
Segundo a Polícia Civil, a operação surgiu como desdobramento de uma outra investigação. Em uma ocorrência de violência doméstica, em Brazlândia, os policiais apreenderam um celular. No aparelho, policiais encontraram informações de células da facção, o que resultou na nova investigação.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro enquanto trabalhava no DF
DECISÃO: Justiça suspende serviços da Laser Fast no Brasil e exterior, e determina bloqueio de R$ 28 milhões
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.